Informativo

Estudante do curso de Agronegócio apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O Composto de Marketing e o comportamento do consumidor de plantas ornamentais em Viçosa – Minas Gerais”.

O estudante de Agronegócio Neemias Henrique Miguel defendeu, no dia 28 de Outubro de 2021, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “O Composto de Marketing e o comportamento do consumidor de plantas ornamentais em Viçosa – Minas Gerais”. O objetivo do trabalho foi o de conhecer o perfil e o comportamento dos consumidores de flores e plantas ornamentais da cidade de Viçosa-MG, assim como o seu grau de satisfação com o mercado local.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Pablo Murta Baião Albino, professor no Departamento de Economia Rural, Altair Dias de Moura, Professor no Departamento de Economia Rural, e Rafael Castilho Moreira Guedes, Administrador no Departamento de Economia Rural e Mestrando no PPGAdm UFV.

 

Resumo do Trabalho:

O cultivo e utilização de flores e outras plantas ornamentais está presente na vida das pessoas desde tempos muito antigos. Atualmente a floricultura está cada vez mais profissionalizada, e a produção de flores e plantas ornamentais cresce no Brasil. É um setor muito importante para a economia e fundamental como fonte de renda para muitas famílias, além de se destacar como empregador de mão de obra majoritariamente feminina. O objetivo desse trabalho é conhecer o perfil dos consumidores de flores e outras plantas ornamentais em Viçosa – MG, assim como avaliar seu grau de satisfação com relação ao composto de marketing, ou seja, tudo o que compõe o produto que influencia na decisão de consumo. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários direcionados aos consumidores do setor, no momento ou não da compra. Houveram aplicações tanto pessoais quanto remotas, e as respostas obtidas foram analisadas seguindo critérios estatísticos específicos para cada variável avaliada. O nível de satisfação dos consumidores com relação aos elementos do composto de marketing foi verificado com base no Modelo Kano de qualidade atrativa e obrigatória (KANO, 1984). Os resultados da pesquisa mostram que o grupo consumidor majoritário na cidade é o público feminino. São necessárias ações de marketing voltadas para o público masculino, com o objetivo de incentivar o consumo. Os consumidores viçosenses tendem a consumir mais flores e plantas ornamentais conforme envelhecem. As variáveis ocupação e estado civil também influenciam o processo decisório. Com relação à renda, observou-se que o consumo de plantas ornamentais tende a crescer conforme maior for a renda. Já os resultados concernentes à satisfação dos consumidores viçosenses com relação aos elementos do composto de marketing mostram uma insatisfação geral com a maioria desses elementos, o que é um forte indício de que são necessárias melhorias no setor varejista, melhorias essas que se estendem a todos os outros elos da cadeia produtiva, para que haja um fortalecimento da fidelização dos atuais clientes, assim como uma maior atratividade para potenciais consumidores na cidade, fortalecendo assim o setor de floricultura do município.

Palavras-chave: Floricultura, Consumo, Composto de Marketing, Perfil dos consumidores, Minas Gerais.

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress